segunda-feira, 4 de março de 2013

A Criação - Formação da Terra e dos Seres

Iniciando as aulas de Evangelização da Mocidade Espírita em Nosso Lar, Quixeré, em 03 de Março de 2013, começamos com o seguinte tema: A Criação, Formação da Terra e dos Seres. E tivemos as seguintes referências de estudos às quais achei interessante postar aqui. Tenha uma boa leitura.


1 - O que é Deus?
– Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.
9 Onde é que se vê na causa primária a manifestação de uma inteligência suprema e superior a todas as inteligências?
– Tendes um provérbio que diz: “Pela obra reconhece-se o autor.” Pois bem: olhai a obra e procurai o autor. É o orgulho que causa a incredulidade. O homem orgulhoso não admite nada acima dele; é por isso que se julga um espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater!
vJulga-se o poder de uma inteligência por suas obras. Como nenhum ser humano pode criar o que a natureza produz, a causa primária é, portanto, uma inteligência superior à humanidade. Quaisquer que sejam os prodígios realizados pela inteligência humana, essa inteligência tem ela mesma uma causa e, quanto mais grandioso for o que ela realize, maior deve ser a causa primária. É essa inteligência superior que é a causa primária de todas as coisas, qualquer que seja o nome que o homem lhe queira dar.
37 - O universo foi criado ou existe desde toda a eternidade, como Deus?
– Sem dúvida, ele não se fez a si mesmo. Se existisse de toda a eternidade, como Deus, não poderia ser obra de Deus.
 A razão nos diz que o universo não se fez por si só e que, não podendo ser obra do acaso, deve ser obra de Deus

O Livro dos Espíritos, Cap. I – As Causas Primarias. Cap. III – Criação, Formação dos mundos.  

“O começo absoluto das coisas remonta, pois, a Deus.”
A Gênese, Cap. VI, Item 15.
“Saibamos que atrás de nós, como à nossa frente, está a eternidade, que o espaço é teatro de inimaginável sucessão e simultaneidade de criações.”
A Gênese, Cap. VI, Item 16.
“A matéria cósmica primitiva continha os elementos materiais, fluídicos e vitais de todos os universos que estadeiam suas magnificências diante da eternidade. Ela é a mãe fecunda de todas as coisas, a primeira avó e, sobretudo, a eterna geratriz. Absolutamente não desapareceu essa substância donde provêm as esferas siderais; não morreu essa potência, pois que ainda, incessantemente, dá à luz novas criações e incessantemente recebe, reconstituídos, os princípios dos mundos que se apagam do livro eterno.”
A Gênese, Cap. VI, Item 17.


43 Quando a Terra começou a ser povoada?
– No início tudo era o caos, os elementos estavam desordenados. Pouco a pouco, cada coisa tomou seu lugar. Então apareceram os seres vivos apropriados ao estado do globo

O Livro dos Espíritos, Cap. III – Criação, Formação dos Seres Vivos  

“Como a engenharia moderna, que constrói um edifício prevendo os menores requisitos de sua finalidade, os artistas da espiritualidade edificavam o mundo das células iniciando, nos dias primevos, a construção das formas organizadas e inteligentes dos séculos porvindouros. As formas de todos os reinos da natureza terrestre foram estudadas e previstas. Os fluidos da vida foram manipulados de modo a se adaptarem às condições físicas do planeta, encenando-se as construções celulares segundo as possibilidades do ambiente terrestre, tudo obedecendo a um plano preestabelecido pela misericordiosa sabedoria do Cristo, consideradas as leis do princípio e do desenvolvimento geral.”

A Caminho da Luz, Cap. II (Chico Xavier e Emmanuel)  
 


Nenhum comentário :

Postar um comentário

O Portal Espírita